Olá, olá, olá! Sábado passado, dia 24, eu fui em uma oficina, realizada no no Sesc Araraquara claro, de decoração de bolsas com símbolos Adinkras!
Ela foi bem divertida, deu pra aprender uma técnica nova!
No começo ela falou sobre a África, a cultura africana que se estende pelo mundo, as cores e desenhos africanos; o ponto mais importante o bate papo foram os povos Adrinkras, quem eram, de onde vinham, sua cultura e o principal sua escrita!
Ela, a oficineira, nos passou uma listinha de alguns símbolos Adinkras com seus significados, nos explicou que lá na terra deles a escrita era feita por desenhos, não na linguagem de letras que a gente conhece, e que àqueles desenhos que nos passou eram um pouquinho da maneira como eles se comunicavam!
Depois de passada a lista, pediu pra que a gente escolhe-se um dos símbolos e transferi-se em tamanho maior para uma folha sulfite, para nós já irmos nos adaptando com o simbolo e também pra que brincassemos um pouquinho !
Agora vamos para a parte artística da aula: depois de feitas essas coisas elas nos deu moldes de isopor dos desenhos dos símbolos , tinta de tecido e pincéis!
A técnica que ela nos passou é bem simples, você vai passa tinta no molde e depois pressiona ele sobre a bolsa, como se fosse um carimbo mesmo, as únicas preocupações são a de não colocar muita tinta para não escorrer e desmanchar o desenho ou então colocar pouca tinta, não sendo possível que o desenho se forme totalmente.
O símbolo que eu escolhi parece um cisne olhando pra trás, este significa: "volte e pegue o que importa", nos dizendo a importância que é aprender sempre com o passado.
É muito fofinho não é?
A primeira foto é da bolsa que fiz no Sesc, o que me foi pedido para realizar em aula.
A segunda ainda é a bolsa que fiz no Sesc só que com alguns detalhezinhos que eu quis colocar, não resisto à algumas pedrinhas pra enfeitar, ela até que ficou mais bonitinha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário