quarta-feira, 12 de abril de 2017

O que é a Henna?

( imagens retiradas da internet)




Sábado, dia 08, fui em uma oficina realizada no SESC, era uma aula sobre Henna, na qual eu achei que ela falaria sobre a planta e nos daria dicas de como usar e que também poderíamos elaborar nossos próprios desenhos, mas nada disso aconteceu.
Ela falou por volta de uns 5 minutos, mas relativamente nada efetivo sobre a planta foi explicado, só o que me lembro é de que as palestrantes disseram que ela era muito usada em casamentos na índia, fora isso não lembro mais nada de importante.
Logo antes da oficina, foi feita uma distribuição de senha, que foram utilizadas depois das palavras da palestrante, estas senhas eram para que elas desenhassem em nossas mãos, e como eu já estava lá e não tinha como ir embora resolvi ficar.
Foi a oficina que mais me decepcionei. A cor da Henna era feia, o cheiro então, fortíssimo e ruim, tive que lavar as mãos várias vezes para que ele saísse.  O desenho ficou terrível, eu só não lavei por que elas tinham dito que melhoraria depois que a casquinha saísse coisa que acontece depois que a henna seca.
O pior de tudo, é que a henna deveria ser de boa qualidade (risos risos), esfreguei e esfreguei a minha mão, hoje já é quarta feira e ela nem deu sinal de que vai sair ainda, muito triste, Ah, por falar em sair, a moça só disse que levaria sete dias para sair depois que já tinha desenhado, e ainda disse só por que eu perguntei. Nos meus pensamento ela sairia depois que eu levasse, ou talvez só duraria até o dia seguinte, mas me enganei totalmente. Agora estou eu aqui, com esta henna de cor e desenhos feios


PS:  Foi por estes motivos que peguei imagens da internet para colocar na postagem, não dava para tirar foto da minha mão, tá muito ruim.



Para não ser apenas um post sobre reclamações, vou lhes dar uma pequena explicação do que é a Henna. Estão apreciem esta sabedoria.


O que é Henna?
Henna é uma planta de floração encontrada na região semi –árida tropicais e sub- tropicais do mundo. As folhas dessa planta possuem uma molécula de corante vermelho chamado lausona, que tem a capacidade de se ligar com a proteína. Assim, o corante a partir desta planta tem sido utilizado ao longo dos séculos a cor da pele, cabelos e unhas e também para tecidos. A palavra henna é utilizada para designar o pó seco feito a partir das folhas da planta de henna. Na maioria das vezes ela leva em torno de sete  dias para sair, e tem um cheiro não tão agradável.

Planta: Características Físicas
Como afirmado, é uma planta de floração, que pode ser na forma de um arbusto alto ou árvore de pequeno porte. Ela pode crescer até uma altura de 2-6 metros, com ramos numerosos, que têm espinhos em suas pontas. As folhas em formato elíptico desta planta têm extremidades afiladas e dispostas de forma oposta. Esta planta produz pequenas flores brancas e sementes na forma de cápsulas marrom. A molécula do corante, lausona, encontrada na planta henna é concentrada principalmente nas folhas.


Usos da Henna
Henna é utilizada para coloração do cabelo, para o corpo e tatuagem de henna, para colorir as unhas dos dedos e palmas das mãos. Ele também é usado em alguns shampoos e condicionadores. As flores desta planta são usadas para fazer perfumes. Algumas pessoas colocam as flores entre roupas para conferir um aroma calmante para as roupas. Esta prática é também benéfica em afastar traças e outros insetos de destruir o tecido. Henna também é usada na medicina tradicional em muitas partes do mundo. Acredita-se que ela pode curar queimaduras, cortes e contusões e inchaços. Henna, cuja utilização foi limitada em algumas partes do mundo, se espalhou por toda parte. Henna e cabelo colorido com henna. A popularidade de henna é tão difundida que esta planta está sendo cultivada comercialmente em muitas partes do mundo.
Na Índia, Paquistão e alguns países vizinhos, a henna é conhecida como “mehendi” e tem sido utilizada ao longo dos séculos como uma parte indispensável de vários festivais e ocasiões. A aplicação de henna se tornou um costume tradicional nestes países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário