terça-feira, 23 de maio de 2017

Oficina Corpo Memória e Espetáculo mÓDIO com Cia Gente




Gente, semana passada eu andei tão ocupada, vivendo coisas novas e tão boas, não tive tempo nem ânimo de fazer uma postagem para vocês, tudo o que eu queria era continuar sentindo tudo aquilo, sem ter que transformar em algo lógico para expor aqui.

A sensação que estou sentindo hoje ainda é muito boa, em cada palavra que escrevo posso lembrar dos momentos fantásticos que esta última semana, e principalmente a oficina "Corpo e Memória", me proporcionaram. Me sinto muito feliz e grata por ter podido participar.

A oficina aconteceu na última quarta-feira, 17, mais uma vez no SESC Araraquara e foi ministrada pelo pessoal maravilhoso da Companhia Gente (RJ). Não tenho como a descrever, só dizer que foi fantástica, uma liberdade que eu ainda não tinha conseguido sentir até aquele momento, foram sentimentos novos e sensacionais, acreditem, nada disto é exagero meu, espero que eles possam ir para diversos outros lugares, levar estas sensações tão boas  a outras pessoas.

Para que a postagem não fique sem informações sobre a oficina, vou escrever a descrição que estava no caderno de programação do Sesc:
" A atividade propõe o uso do corpo como estratégia narrativa, a partir da biografia dos participantes."

E agora algumas fotos da oficina que eu fiz e algumas que peguei na página deles (Cia Gente)







A oficina foi tão fantástica que obviamente eu  não poderia deixar de ir assistir ao espetáculo deles que aconteceu no dia seguinte, 18, também no Sesc. Foi M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O,  uma mensagem muito bonita e marcante, além do jogo de luz, movimentos dos dançarinos, um verdadeiro "espetáculo"
Aqui vão algumas fotinhos roubadas da página deles:




E, para finalizar esta etapa, não poderia eu perder a oportunidade de fazer umas fotos particulares com alguns dos dançarinos, belos não?





Se eles fizessem mais trinta eventos aqui, em mais trinta e um eu iria.

Para fechar esta linda postagem de hoje, vou falar um pouquinho sobre a Cia Gente e o espetáculo Módio; na verdade copiarei as coisas que estão escritas no folder que não entregaram:

COMPANHIA GENTE: 

A Companhia GENTE é um movimento de articulação entre artistas, educadores, gestores e profissionais de distintas áreas. Fundada em 2012, por Paulo Emílio Azevedo, a motivação da proposta está no reconhecimento da diversidade cultural, nas possibilidades estéticas e, sobre tudo, nos protagonismos que surgem desses trânsitos. Funcionando de forma colaborativa e em rede, atua nos segmentos de criação artística, ocupação, elaboração e gestão de projetos.
A companhia representou o Brasil em importantes eventos na Noruega, Bélgica, Portugal, Alemanha e Uruguai



mÓDIO

mÓDIO, abreviação de Mercantilização do ódio, retoma o tema da violência, ressignificando-o para uma estética que atravessa e questiona a própria imagem do que seja a violência. Trata-se, em primeira informação, de energia dispersa no espaço e das serventias das mesmas como modulação de força e potência e dos processos de transformação que cada gesto representa a partir dessas relações. A mídia adotada para a investigação é a dança.  mÓDIO é uma atmosfera, um pulso, uma sensação, um desequilíbrio.


Os desafios presentes em mÓDIO devem ser situados num campo de interesse que seu autor denominou de "conflitos estéticos, desobediência e criação". Imerso nesse universo, em  pleno ato de experimentar o corpo (e sua gestualidade abrangente) como mote de fazer dança, o processo dialoga com o estético como espaço do político. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário