quarta-feira, 19 de abril de 2017

Oficina de Papel Marmorizado: Dicas de Como Fazer

( foto retirada da internet)


No mesmo dia em que fiz a oficina de papel artesanal, também fiz uma oficina de papel marmorizado, eu não ia postar nada sobre ela aqui para vocês, porque não gostei muito do resultado de meus papéis, mas já que falei para vocês sobre a de Henna, que foi uma catástrofe sem fim, falarei também sobre a de papel marmorizado, mas não me odeiem se o texto não for totalmente claro.

O dia certo em que a oficina foi realizada eu não lembro, e meu computador não está ajudando em nada na minha busca, então deixarei sem a data mesmo.

Esse dia foi bem corrido, eu tinha estas duas oficinas, a de papel artesanal e a de papel marmorizado, e ainda por cima meu chefe me chamou para o aniversário dele, foram tantas coisas para se pensar que até os horários das oficinas eu confundi, eu fui a Sesc de manhã achando que faria a oficina de papel marmorizado, só me toquei da confusão depois de uns minutos que a oficina tinha começado, pelo menos foi engraçado.

Eu cheguei um pouco atrasada, ela já tinha dado a explicação dos produtos que seriam utilizado, então fiquei um pouco perdida.

A bacia que tinha os produtos que usaríamos já tinha sido utilizada na aula que aconteceu anteriormente a minha, então já está tudo meio borrado
 de tinta, este também pode ter sido um dos motivos pelo qual não consegui obter bons resultados nas minhas texturas. Pode ser também que o material que usamos não fosse de uma qualidade  muito interessante, e foi  minha primeira vez né, não sabia nem o que estava fazendo direito.

Vamos agora para detalhes um pouco mais técnicos.

O papel marmorizado que eu fiz foi com tinta acrílica, então dei uma pesquisadinha na internet do que era mais parecido com o processo que a oficineira nos ensinou e dei uma simplificada para vocês, vamos lá:

Materiais utilizados: 

·         Tinta acrílica – cores variadas
·         CMC (carboximetil celulose) – 01 colher de sopa não rasa
·         01 litro de água
·         Liquidificador
·         Forma de plástico retangular
·         Folhas mais grossinha
·         Pinceis, pentes, varetas, coisas que possam dar traços diferentes a tinta.


Modo de fazer:

Coloque no liquidificador a água e depois o pó. Bata bem até dissolver. Depois coloque a mistura em um pote plástico para que fique descansando por mais ou menos 03 horas. Com este descanso o líquido vai transformar-se em um gel mais espesso. – Eu fiquei com um pouquinho de nojo na primeira vez que vi, achei que fosse álcool em gel primeiramente depois ela explicou mais ou menos o que era, mas ainda parecia estranho.

Escolha as tintas que você vai utilizar e dissolva cada uma delas com um pouco de água, elas devem ficar mais moles e não completamente líquidas. Logo após, basta pingar as tintas em cima do gel colocado na forma. Utilize o pincel com leves batidas, ou um conta-gotas ou uma escovinha, se preferir pode até ser feito com os dedos, já que a tinta acrílica não causa danos a saúde e fazer sujeira com tinta é uma delicia.

. Para criar colorações ou misturas interessantes, depois de pingar a tinta no gel, podemos utilizar um palito e fazer movimentos no gel de forma que uma cor “entre” na outra sem misturar. Podemos criar desenhos ou apenas pingos. Use a criatividade e divirta-se muito!

Agora coloque a folha na forma, tendo o cuidado de colocar uma extremidade e aos poucos ir “deitando” o restante até chegar a outra extremidade. Para retirar o papel faça da mesma maneira, na diagonal. Levante as pontinhas do papel e vá puxando rente a lateral da forma, isto fará com que o excesso de gel seja retirado. Além disto, depois de tirar a folha completamente da forma, se você quiser um efeito “mais clarinho” dê um banho de torneira rápido na folha, segure-a na vertical e faça com a água escorra, sem dirigir o jato diretamente, faça isto rapidamente e depois deixe secar.

acrescentando as cores mais escuras após as primeiras retiradas para que você aproveite ao máximo o gel que está na forma. Quando o volume do gel diminuir você pode acrescentar mais e continuar o trabalho. Não se preocupe com as tintas que já estivem depositadas no fundo, pois as cores que passam para o papel são as que ficam na superfície do gel. Repita o processo e você terá novos papéis marmorizados.

PS: Não postei foto dos que eu fiz pois não achei que eles ficaram bons o suficiente para isto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário