Olá meus queridos!
Sei que disse que iria postar novidades na sexta, mas não deu tempo, nem se quer para postar só a foto, triste com isso, mas aceitemos que a vida é assim.
Pois bem, sexta-feira, eu comecei mais um curso de desenho nos SESC Araraquara, ele teve duração de três dias: Sexta, Sábado e Domingo, foi cansativo, passei o final de semana inteiro sem descansar, mas valeu a pena!
Como dizia a professora, as aulas eram de desconstrução do desenho, ao invés de ser a construção. Vou exemplificar com uma obra do Picasso:
Tirando o 1º desenho, esta obra começa com um touro bem realista, depois vai se tornando algo mais marcado com formas, até chegar a um nível bem simples, apenas uns riscos, sem deixar de ter a essência do touro.
Foi mais ou menos isso que aprendemos na aula, simplificar um desenho sem deixar que ele perca sua essência, que ele não deixe de ser o que é, eu sei parece algo bem enrolado, mas muito gostoso de se praticar. Houve pessoas com bastantes dificuldades na hora da execução dos exercícios; aprender a desenhar é algo bastante complexo, desaprender então é um sofrimento incondicional para o nosso querido cérebro.
Falamos também sobre a teoria da Gestalt Visual: Uma elaboração de leis que regem a faculdade de conhecer os objetos, durante a observação do comportamento espontâneo do cérebro durante o processo de percepção. Ela é resumida em 6 fases:
Semelhança: Objetos semelhantes tendem a permanecer juntos, seja nas cores, nas texturas ou nas impressões de massa destes elementos. Esta característica pode ser usada como fator de harmonia ou de desarmonia visual.
Proximidade: Partes mais próximas umas das outras,em um certo local, inclinam-se a ser vistas como um grupo.
Boa Continuidade: Alinhamento harmônico das formas.
Pregnância: Este é o postulado da simplicidade natural da percepção, para melhor assimilação da imagem. É praticamente a lei mais importante.
Clausura: A boa forma encerra-se sobre si mesma, compondo uma figura que tem limites bem marcados.
Experiência Fechada: Esta lei está relacionada ao atomismo, pensamento anterior ao Gestalt. Se conhecermos anteriormente determinada forma, com certeza a compreenderemos melhor, por meio de associações do aqui e agora com uma vivência anterior.
É uma teoria muito interessante e incrivelmente útil para o processo de criação de desenhos, foi a arte da aula que mais gostei, nos desenhos abaixo pratiquei-á bastante.
Foi uma aula muito gostosa de participar, até por que a professora era bem divertida; aprendi conceitos novos, para mim no caso, e os coloquei em prática; obtive resultados interessantes, pode ser que eu me torne um pouco adepta a eles.
E vocês meus queridos, o que acharam de meus resultados?
Nenhum comentário:
Postar um comentário