sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Oficina: Máquina de Rube Goldeberg com Arduino


Uma bolinha deve chegar ao seu destino - cabe aos participantes criar o caminho para isso, por meio da montagem coletiva de uma máquina de Rube Goldberg, geringonça feita com materiais como parafusos, elásticos, pregadores de roupa e sucata, conectados pelo  sistema Arduíno.
Com Nathan Rabionovitch         





 O que é uma Máquina de Rube Goldenberg?

Uma máquina de Rube Goldberg é uma máquina que executa uma tarefa simples de uma maneira extremamente complicada, geralmente utilizando uma reação em cadeia, que é o que nós fizemos na oficina. 
Não sei se vocês já assistiram Rá Tim Bum, mas a abertura deste desenho é uma máquina de Rube Goldenberg, legal não é mesmo? A nossa não é tão aprimorada e bonita quanto aquela, mas nós já temos um começo!



O que é o  Arduino?

É uma placa composta por um microcontrolador Atmel, circuitos de entrada/saída e que pode ser facilmente conectada à um computador e programada via IDE (Integrated Development Environment, ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado) utilizando uma linguagem baseada em C/C++, sem a necessidade de equipamentos extras além de um cabo USB.
Depois de programado, o microcontrolador Arduino pode ser usado de forma independente, ou seja, você pode colocá-lo para controlar um robô, uma lixeira, um ventilador, as luzes da sua casa, a temperatura do ar condicionado, pode utilizá-lo como um aparelho de medição ou qualquer outro projeto que vier à cabeça, como por exemplo ativar a nossa máquina de Rube Goldeberg.

Falando agora um pouco sobre a oficina:
Quando  cheguei na oficina me senti um pouco perdida, todos os participantes tinham cara de inteligente e eu lá, sendo só eu mesma. No início, quando o oficineiro disse que cada um construiria uma parte da máquina em particular quase gelei, pensei " nossa será que vou mesmo conseguir fazer isso? Nem deveria ter vindo para não passar essa vergonha."
Logo após de ter feito algumas análises do material que tínhamos disponível e também de ter pegado algumas dicas que o oficineiro nos passou, iniciei a construção de minha parte, percebi que não seria tão difícil quando estava achando que fosse, então fiquei mais tranquilha e fui produzindo. Foi divertido participar dessa oficina tão diferente das que estou acostumada, perceber conseguiria fazer a montagem e que  no final tudo acabou dando super certo  foi bem gratificante, até consegui fazer com que minha parte ficasse melhor do que de algumas outras pessoas! No vídeo, a minha parte é a primeira que aparece, caso queiram comparar com alguma outra!
Gostaram da nossa máquina, pois eu adorei! Se eu pudesse faria mais um três oficinais dessa! <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário