sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Oficina: Experimento com Câmeras Artesnais


A atividade propõe a construção do equipamento fotográfico, pinhole, que será utilizado para experimentações de técnicas como a dupla exposição e a alta luminosidade, presentes no trabalho de German Lorca.


Com Ana Eliza Mendoza.







Oláaaa queridos leitores, que saudade de vocês! Esse mês foi repleto de coisas que não me deixaram tempo suficiente para fazer postagens por aqui, nem as oficinas legais consegui fazer neste mês! Me sinto triste, mas logo estarei de férias da faculdade, ai terei tempo, pelo menos creio que terei tempo, de postar coisas bem legais aqui!

Essa oficina foi super legal e diferente! Nós aprendemos a construir uma câmera artesanal, além de ser super criativa e bonitinha também é barata! A única coisa ruim da oficina é que teríamos que esperar que o SESC revelasse as fotos, euzinha não tive tempo ainda de ir buscá-las, espero que quando conseguir tempo para isso, elas ainda estejam por lá!

Bom, na oficina nós recebemos um manual que nos mostrava como construir uma câmera Pinhole, e é este manual que irei transcrever para vocês na postagem de hoje, espero que aproveitem esse conteúdo maravilhoso!


PINHOLE - CÂMERA FOTOGRÁFICA ARTESANAL



Materiais Utilizados:


Ø  Colas Bastão; Lápis; Tesoura; Estilete; Régua
Ø  Molde ou Caixa de Fósforo ( em papel cartão, com 5 cm de comprimento)
Ø  Papel Cartão Preto
Ø  Lixa de Unha Agulha; Papel Alumínio 10cm
Ø  Filme Fotográfico novo; Rolinho de Filme Fotográfico usado
Ø  Filme usado, para prolongar o rolinho usado se necessário
Ø  Caixinhas de Fósforo vazias para tripé
Ø  Fita Isolante
Ø  Prendedor de Roupa
Ø  Caneta Preta


Passo a Passo:


Usando Caixas de Fósforo:

·        Na parte de dentro da caixa de fósforos fazer uma moldura com régua de cerca de 0,7 cm na vertical e na horizontal e cortar com estilete.

·        Na parte de fora da caixa de fósforos fazer um "X" em um dos lados para achar o meio e, no meio, cortar um quadradinho com o estilete com cerca de 0,5cm X 0,5cm. Não não precisa ser muito preciso nem muito reto, o mais importante nesta etapa é NÃO DEIXAR NENHUMA REBARBA (usar a lixa)

·        Pintar as 2 partes de dentro da caixa de fósforo de preto, seja com tinta guache ou com canetinha. É importante não deixar nenhum pedacinho sem pintar.



Usando os moldes:

Desenhar os moldes no papel de cartão preto usando as seguintes medidas:






·        Cortar os dois moldes

·        No molde de dentro (A): Fazer uma moldura com régua de cerca de 0,6 cm na vertical e na horizontal e cortar com estilete. Dobrar nas linhas contínuas e colar para formar a caixinha.

·        No molde de fora (B): fazer um "X" em um dos lados para achar o meio e no meio cortar um quadrinho com o estilete com cerca de 0,5 cm ( não precisa ser muito preciso nem muito reto, o mais importante nesta etapa é NÃO DEIXAR NENHUMA REBARBA. Para isso, usar o estilete, tesoura e lixa de unha.)

·        Fazer um quadrinho um pouco maior do que o quadrinho furado, usando o papel alumínio. Apoiar este quadrinho de papel alumínio num outro papel e fazer um furo com agulha fina. apoiar a agulha e girar. (você verá no papel de apoio se o furo foi feito). Cuidado para não exagerar no furo ou nas voltas (uma só), pois o furo tem que ser pequeno.

·        Colar com fita isolante este quadrinho de pape alumínio por cima do quadrinho furado na caixinha, com o furo da agulha bem centralizado. Importante centralizar bem para que o furo não fique obstruído.

·        Montar a parte de fora da caixa, dobrando nas linhas contínuas e cortando as linhas pontilhadas.

·        Passar fita isolante na parte de fora da caixa de fósforos inteira

·        Fazer uma moldura em papel preto para o furinho (aproximadamente 3x3) e colar  com fita isolante nas laterais ( em embaixo, se quiser) exceto na parte de cima. Este será o apoio para fechar e abrir o obturador

·        Fazer uma tira com o mesmo papel de aproximadamente 5x2cm, que será o que irá abrir e fechar o obturador apoiado na moldura.

·        Pegar o rolinho (filme) usado, identificá-lo como "usado", prolongá-lo  caso necessário com outro filme e fita isolante.

·        Posicioná-lo na lateral  esquerda ( com o pino para cima) da "gavetinha" da caixa de fósforos, passando o filme por de trás do buraco grande.

·        Fechar a caixa de fósforo, passando o filme por dentro dela. Pegar o filme novo e jantar com este velho com fica isolante. Note que o filme  novo ficará de ponta cabeça em relação ao velho ( lado direito com o pino para baixo). A entrada e saída dos filmes no roles devem ficar "orgânicos" em relação à caixinha, e não "torcidos".

·        Girar o filme velho para ficar bem justinho com a caixa de fósforo: um rolinho de cada lado da caixa e passar fita isolante entre cada rolinho e a caixa de fósforo para vedar bem e não entrar luz. * Etapa Fundamental)

·        Desfazer um pregador de roupas de madeira e colocá-lo com a ponta mais fina na parte saliente  do filme velho. Isso será necessário para girar o filme a cada foto tirada. Pintar um dos lados do prendedor para marcar um volta completa.

·        Neste ponto já lembrar de GIRAR O FILME A CAA FOTO TIRADA.


PINHOLE PRONTA!



·        Girar 2 ou 3 voltas completas, pois como manipulamos o filme as primeiras poses estarão queimadas pela luz.
·        Passar fita isolante em uma caixinha de fósforo vazia e colar embaixo da pinhole (tripé)
·        A câmera sempre tem que estar apoiada, para que as fotos não fiquem tremidas.


TEMPO DE EXPOSIÇÃO: que é o tempo que você mantém o obturador exposto ao sol.

Com sol - 1 segundo
Sol com nuvens - 1 à 2 segundos
Tempo Nublado - 2 à 3 segundos
Sombra - 3 à 4 segundos
Lugares Fechados com Luz Natural - 4 à 5 Segundos



Até a próxima queridos! <3            


Nenhum comentário:

Postar um comentário