( foto do Oficineiro)
A oficina investiga possibilidades dramatúrgicas na relação entre espaço público, texto e performer. Com Carlos Canhameiro - ator, diretor, dramaturgo e professor.
Estas foram as palavras que descreveram a oficina no caderno de programação de Junho do Sesc Araraquara.
A oficina aconteceu no último sábado, 17; foi uma oficina bem teórica, não fizemos nada de prática.
A intenção do oficineiro era que pensássemos como performers - que são aqueles artistas que realizam coisas nas ruas tais como pinturas, apresentações, danças, entre diversas outras coisas. Eles tem como intenção trazer um novo olhar para uma determinada coisa, desde coisinhas minúsculas até espaços gigantescos, no final do texto colocarei algumas imagens para que possam entender melhor - queria que entendêssemos mais sobre esse tipo de arte voltada para a rua, para o contato com o próximo, que víssemos essa arte que vai além de estar no palco, que leva para fora do teatro o espetáculo, sendo ela, em grande parte das vezes, algo bem simples que torna aquele momento, ou aquele lugar "especial".
Eles nos mostrou vídeos, imagens, relatou vários fatos e coisas teóricas para que pudesse aprofundar, de certa forma, este estudo.
Foi uma oficina bem gostosa, que de fato me levou a um olhar diferente sobre esse tipo de arte, que não precisa de muito. No final ele pediu para que olhássemos a entrada no Sesc e pensássemos em alguma intervenção que quiséssemos fazer ali, para que o olhar de quem passa mudasse em algum momento quando olhasse o que teríamos planejado.
A maioria dos participantes pensou em coisas grandiosas, como tubos de passagem, um lugar para escalar a caixa d'água, dentre outras coisas bem loucas; eu já fui mais simples: Pegaria quatro "pirulitos" - Aquelas coisas que normalmente delimitam filas - formaria um quadro de tamanho médio, ficaria ali dentro e esperaria as pessoas me olharem, procurando algo diferente, mas que no final seria apenas eu mesma, ali, fechada naquele quadrado de pirulitos.
Foi realmente divertida e interessante, me trouxe um bom aprendizado!
Agora algumas fotos do que são performers, para que minha explicação fique um pouco mais clara:
PS: Procurei algum vídeo de intervenções, mas no momento não achei nada que fosse interessante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário