Vou escrever um pouquinho sobre a técnica e o material que ele usa, um assunto mais específico, mais voltado pras coisas que vi e aprendi e vi.
Pra mim que não uso muito aquarela e quase nunca pintei ou se quer desenhei paisagens foram três dias impressionantes e de bastante aprendizado!
A foto que vai junto com esse poste é uma das paisagens que ele fez durante o workshop, a mais bonita na minha opinião, é uma técnica bem impressionante ele vai colocando cores e borrões que vão se transformando, se espalhando pelo papel e viram obras maravilhosas feito essa.
É tudo feito bem espontaneamente, sem pensar muito, sem medo, o negócio vai indo e vai ficando maravilhoso!
Falando da imagem agora, ele começou pelo céu, passou uma camada de água, depois o amarelo, laranja, azul, e um rosinha bem no final do por do sol, só que com o laranja ele desceu até embaixo, por que disse que não tinha problema, já que tudo era alaranjado, eu não sei explicar bem, mas é fantástico, ele vai passando a tinta por cima das formas que antes desenhou sem se preocupar com quase nada, vai fazendo tudo em camadas.
Feito o céu e o fundo do chão, ele passa a desenhar os gramados lá a traz, tudo bem rapidinho, com uma cor de fundo inicial, depois vai colocando outras camadas dando luz ou sombras conforme sua concepção; preste bem atenção na parte cima do gramado, desfocada e clarinha, dando a intenção/noção de que vem mais lá pra traz.
Ele sempre vai pintando das coisas que estão no fundo pras que vão vindo pra frente, nessa lógica depois do gramado vem às casinhas e a cobertura vazia, primeiro ele vai esboçando tudo com a tinta, é só depois vai colocando os detalhes, que fazem toda a diferença, acreditem eles dão vida as coisas.
Antes dos coqueiros, vem o chão, já tinha ali uma base alaranjada, o que ele fazia agora era dar mais tonalidades, tornava o terreno mais natal, com toques de azul e alaranjados mais fortes, talvez tenham outras cores mas eu não me recordo, ele disse e fez algo interessante, se vocês olharem, da pra ver que aqui na parte da frente, quase no final do quadro, o chão tem uns respingados, dando um efeito diferente, ele disse que fez isso para que o terreno não ficasse todo igual, homogêneo.
Os coqueiros foram feitos com muita rapidez, só alguns pinceladas bem soltas e vualá, o que parecia uma mancha toda bagunçada agora são magníficos coqueiros, um pouco de sombra em alguns partes e eles estão prontos.
Antes de finalizar com essa última árvore aqui mais próxima e mais escura, ele volta e da alguns detalhes finais no desenho, um pouco mais de azul pra dar luz ao escuro, uns tons de branco pra iluminar bem o desenho, sombras que talvez faltaram e pequeninos detalhes que deixam a obra ainda mais impressionante aos olhos de quem assiste a aula!
E por fim ele faz tons de marrom e verde bem escuros pra essa árvore, pra dar a impressão de que está mais perto da gente. Começa desenhando livremente o tronco e galhos, da forma mais livre possível pra parecer bem natural. Na hora de desenhar as folhas da árvore ele pega um pincel grosso, com certas bem soltas e o "maltrata", como ele disse, não se importando muito, vai batendo e esfregando o pincel sobre o papel, livremente, como se fosse uma criança brincando com tinta, feito isso da um pouco de luz à árvore, vuala novamente, temos a obra terminada!
Espero que consigam entender essa minha explicação, e claro que gostem!
Na próxima publicação eu falo um pouco dos materiais, essa já está um pouco extensa, e como são assuntos que dá pra se separar, prefiro fazer outro post sobre esse assunto.
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