quarta-feira, 12 de julho de 2017

Oficina: Retro Beads



Queridos, semana passada eu não postei nada por que ainda estou tentando organizar o conteúdo que pretendia usar, vou ver se consigo fazer isso ainda nesta semana ou na próxima.

Agora vamos falar de coisa gostosa e finalizada! Olhem esses chaveiros maravilhosos que  aprendi a fazer ontem na oficina do Sesc, eles não são umas coisinhas super fofas? 

Eles são feitos com uma técnica super gostosa  e consideravelmente simples de se fazer, bom, pelo menos esses modelos são; o único problema é encontrar o material para produção, parece que no Brasil não existem meios viáveis de adquiri-los, tem que ser comprados em sites estrangeiros e levam um tempão para chegar.

O nome do material usado é Hama Beads, são  pequenas peças em forma de pontos  que são colocadas em cima de uma tabuinha de plástico com pontas para segurar (igual a da foto).
Elas são uma espécie de cone com um buraquinho no meio, tipo pedra para fazer bijuteria, você vai colocando pecinha por pecinha e transformando os pontinhos num belo desenho,  no final vira  imagem pixelizada, que eu acho muito bacana!

Eu usei pecinhas de 5mm, o maior tamanho existente, não dá para fazer desenhos muito detalhados com esse tamanho, no caso de chaveiros ou artigos pequenos, pois eles acabam ficando muito grande, do mesmo jeito que não dá para fazer desenhos menos complexos com as menores, pois acabaria ficando muito pequeno, a não ser que este seja seu desejo.
Tenho a intenção de comprar pecinhas de 2,6mm (que são as menores, depois destas vem as de 3mm) para fazer umas peças bem detalhadas e algumas de 5mm, para por em prática umas ideias diferenciadas que já tenho, só preciso juntar uma boa graninha para este investimento.

Ah, não posso esquecer do resto do processo de produção: depois de montar o desenho na tábua, você pega uma folha vegetal e coloca por cima do desenho, pega o ferro de passar roupa, deixa ele esquentar, mas não muito, e o passa por cima da folha, para que as pecinhas derretam parcialmente, colando uma nas outras, o desenho ficará colado no papel vegetal, você o retira de lá e repete o mesmo processo do outro lado da imagem de Hama. Não se deve passar o ferro diretamente nas peças, que são de plástico, pois podem derreter muito e grudar, já era seu lindo desenho de Hama. Também não deixe o ferro muito quente, a peça pode ficar com imperfeições por causa da temperatura muito alta.
Super simples não é mesmo?

Eu adorei fazer essa oficina, o processo de produção  é  muito gostoso, e da para criar coisas incríveis com esse material, já me sinto ansiosa com a chegada das minhas futuras comprinhas!







Oficina realizada no SESC Araraquara pela oficineira Daniela Bathory, do Ateliê Senhor Coelho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário