terça-feira, 14 de março de 2017

Oficina : Papel Artesanal





Olá meus queridos leitores, venho pra lhes dizer que o SESC Araraquara deu mais um show de bola com as oficinas. Neste  final de semana tivemos o evento FESTA - Festival do Aprender, do qual eu participei de duas o ficinas, esta que aqui vos escrevo, Papel Artesanal, e uma outra que ainda não lhes contarei, apenas em uma próxima postagem!

No começo eu não estava muito feliz com a oficina, pois eu confundi os horários e achei que estava indo fazer uma coisa e de repente era outra, fiquei um pouco chateada, mas como todo aprendizado é bem vindo, continuei.
A aula foi passando, eu fui pegando gosto pelo processo, e no fim fiquei apaixonada pelo procedimento e principalmente pelo resultado que tive.
As duas folhas, a cima colocadas, foram feitas restos de uma gráfica. As duas foram feitas com um processo bem simples, que terminando esta frase o descreverei para vocês, só a primeira imagem, a folha que tem uns desenhos, foi feita com um toque especial, na parte de coar as fibras para tirar a águia, colocamos folhas e flores secas no recipiente, quando secou ficou esse resultado belíssimo, uma verdadeira obra de arte, basta emoldurar e colocar na parede!

Agora vou explicar um pouquinho sobre o processo que fizemos para a reciclagem do papel:



1. Pique o papel e coloque em um recipiente com água suficiente para cobrir o papel deixando-o repousar por 1 dia, para tirar um pouco da cola e amolecer as fibras. 
2. Coloque água e papel no liquidificador, com proporção de três partes de água para uma de papel. Bata a mistura até obter uma textura suave, em que os papéis estejam bem picadinhos e separados.
3. Despeje o papel batido na bacia com água até ½. Agite a mistura com a mão para deixar tudo bem separadinho.
4. Mergulhe a peneira com uma pequena inclinação até ao fundo, chegando ao fundo deixe a peneira reta, suba-a lentamente, apanhando as fibras e formando uma camada de papel sobre a peneira.  
5. .  Deixe escorrer o máximo de água possível, passe a mão sob a peneira inclinada para ajudar na retirada da água.
6- coloque um jornal sobre a os fragmentos na peneira, use um pano para apertar e secar a superfície superior da folha, se houverem bolhas, aperte- suavemente o papel para retirá-las.
7. Vire a peneira sobre jornal seco e dê alguns tapinhas no fundo pra que a folha possa soltar-se.

8. Deixe secar por algumas horas.

Esperam que tenham gostado da minha pequena explicação sobre o processo, e mais ainda do resultado que obtive, e que se fizerem também iram obter.

E, para finalizar a postagem, as poucas fotos que fiz sobre a oficina <3




 ( Recipiente com água  e papel já triturado, ficou com uma belíssima cor)


( foto da oficineira falando um pouquinho sobre a reciclagem de papel)


( Foto da turminha que participou da oficina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário